quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Muito bem Galera da Vicente Bertoni!!
Retomando nossas atividades!!

Esse será um ano muito especial para a nossa escola... E você faz parte dessa história!

História que tem marcado a vida de cada um de nós, ao longo de tantos anos.
Porque será que nossa escola é tão especial?
O que ela tem de diferente de tantas outras?

Vamos conhecer um pouco dessa história!

PRINCÍPIOS NORTEADORES E
VALORES EDUCACIONAIS

Acreditamos que mais importante que optar por uma metodologia pré-elaborada é construir, na prática pedagógica, aquela metodologia adequada às necessidades do meio. Nesse sentido, partimos de alguns princípios:
- Tomar como ponto de partida a realidade do aluno para o trabalho pedagógico, reconhecendo sua identidade cultural.
- Confiar nas possibilidades que todas as crianças têm de se desenvolver e aprender, promovendo a construção da autoimagem positiva, respeitando a diversidade.
- Propor atividades contextualizadas e desafiadoras para o educando, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta, a criatividade e a criticidade.
- Propor atividades de ética, cidadania e valorização humana.
- Promover o acesso aos recursos multimídia, como facilitadores do processo ensino-aprendizagem.

FILOSOFIA DA ESCOLA

A nossa concepção de educação almeja um educando inserido em sua época e espaço, cidadão, crítico, autônomo, participativo, responsável e feliz. Sujeito capaz de realizar ações transformadoras na sociedade, para que ela se torne mais humana, solidária, cooperativa, comprometida e justa.
Almejamos, também, o desenvolvimento pleno do educando em que a construção de conhecimento aconteça em um ambiente agradável, solidário e “problematizador”, para que este interaja com os outros sujeitos, sentindo-se aceito, realizado e feliz.

VISÃO DE FUTURO

Promover a formação do ser humano e a valorização da educação como fonte fundamental para emancipação social, educando para a cultura global.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento integral da pessoa, possibilitando aos alunos o desafio de pensar, vivenciar e aprender, numa constante construção do conhecimento, agindo na transformação da sociedade. 
Oportunizar a construção da identidade cultural, fundamentada na ética, através de uma educação humana, solidária e participativa.

OBJETIVO DA ESCOLA

Visando a aprendizagem, a interação e o desenvolvimento de habilidades e competências, a escola tem como objetivo colaborar com a formação de um sujeito crítico e autônomo, capaz de construir e ressignificar sua própria história.


HISTÓRICO DA ESCOLA

A história de nossa Escola, remota o ano de 1963, quando uma comissão organizada pela comunidade de São Roque, composta pelos senhores Hotêncio Broilo, Zelindo De Gasperi e Nilvo Servelin, dirigiram-se ao senhor Orácio Broilo, na época diretor da Cooperativa Agrícola Duque de Caxias Ltda., de vila Forqueta, com a finalidade de convidá-lo para que liderasse uma campanha em prol da criação da Escola Rural de São Roque. O senhor Orácio Broilo aceitou o convite e imediatamente dirigiu-se para 16ª Região Escolar sediada em Bento Gonçalves, então sob a direção da senhora Zenaide Boff e expôs os planos da comunidade. Esta informou que para a criação da escola deveriam ser tomadas as seguintes providências:
1º) De acordo com a lei vigente, a comunidade deveria doar ao Estado dois hectares de terra;
2º) Angariar as assinaturas de todos os comunitários e o número de filhos em idade escolar;
3º) Anexar à relação de assinaturas, o documento da promessa de doação do terreno.
Merece destaque especial o senhor Isidoro Perotti, pois demonstrando um alto espírito de colaboração com o desenvolvimento cultural desta região, prontificou-se em destacar de sua propriedade dois hectares exigidos pela Lei. Um hectare foi doado de forma gratuita e o outro foi pago pela comunidade.
Satisfeitas todas as exigências, os documentos foram encaminhados a 16ª Região Escolar para formar o respectivo processo. Também uma comissão formada pelos senhores Orácio Broilo, Isidoro Perotti, Sadi Perotti, Ovídeo Broilo, Álvaro Broilo e Zelindo De Gasperi se dirigiram a capital do estado, onde conversaram pessoalmente com o governador Hildo Meneguetti reivindicando a criação da escola e assinando o termo de doação do terreno.
A Escola Rural São Roque, foi criada pelo Decreto Lei nº. 15952 em 03/12/1963, pelo Exmo. Sr. Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Hildo Meneguetti.
Inicialmente, por falta de prédio a Escola Rural São Roque passou a funcionar no prédio da Escola Municipal Duque de Caxias, localizada ao lado da Igreja da capela de São Roque.
O prédio da Escola Rural de São Roque foi construído com verba conseguida pelo prefeito da época Sr. Avelino Maggioni e inaugurado em maio de 1972. Contava com uma área construída de 180m2 de alvenaria, duas salas de aula, uma secretaria, uma biblioteca, um apartamento e dois banheiros.
Pela Portaria nº. 15991 de 13/04/84, diário oficial de 26/04/84, a escola passa designar-se e nominar-se Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Padre Vicente Bertoni. A escola recebeu este nome por iniciativa do CPM que escolheu este bondoso Padre como Patrono da Escola.
Padre Vicente Bertoni foi vigário da Paróquia de Forqueta, a qual pertence esta localidade, por um período de dezoito anos, dando tudo de si em favor deste povo que tanto amava. Prestou uma grande colaboração à comunidade de São Roque, sendo responsável direto pela formação moral, social e cultural de nossa comunidade.



Nossa escola é mesmo muito diferente!
Galera da Vicente Bertoni, embarque conosco num ano de muitos desafios e conquistas!

Prof.Simone Buratti Dallegrave
Educação Tecnológica

Aguardem novas postagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário