quarta-feira, 6 de maio de 2015


Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do 9 ano entrevistaram ex-professores, alunos e funcionários para elaboração de reportagens relacionadas aos 50 anos da escola. As reportagens serão divulgadas no Jornal da escola em produção na disciplina de Arte.

Confira uma prévia ...
                ....................................................................................................................................

ALUNOS:      EDUARDO FELIZARI
                     GUILHERME GUERRA
                     VÍTOR FELIZARI



50 ANOS DE UMA HISTORIA VIVA

Desde 1993, houve muitas mudanças na escola Padre Vicente Bertoni, tendo salas ampliadas, quadra poliesportiva, laboratório de informática entre outros.
De acordo com a entrevistada Milena Guerra que estudou de 2003 a 2008, a escola mudou a fachada que antes era rosa e tinha o logotipo pintado na parede, ao lado havia um parquinho que tinha dois balanços azuis, um escorregador e uma gangorra.
No período em que Milena estudou, havia apenas cinco professores, quatro salas e dezoito colegas que seguiram juntos do pré a última série, na época denominada 5° série.
A diretora naqueles tempos era Adriana Slomp, que cumpria suas funções em uma pequena sala, atuando também como secretária, afirma a ex-aluna.
A educação física era realizada em um campo de grama, onde hoje fica a quadra e mais ao fundo havia um campo de areia. As aulas eram divertidas com jogos e brincadeiras, complementa Milena.
Ela também relata que na sala de aula, tinha que tirar o tênis, não podia usar boné, celular nem calça suplex.
Milena conclui que foram ótimos tempos que ficarão gravados em sua memória e coração!


.............................................................................................................................



Alunos:       Alessandra Maiara do Amaral
                   Kassandra Nicolini
                   Shayane Maschio


A LUTA DE UMA ESCOLA

"História... Nossas histórias!
dias de luta... Dias de glória."

50 anos de dedicação
            Por volta de 1965, há 50 anos atrás, foi fundada na comunidade de São Roque, a Escola Estadual de Primeiro Grau Incompleto Padre Vicente Bertoni.
            A escola iniciou-se com apenas duas salas de aula e evidentemente alguns poucos alunos. Atualmente a escola conta com mais de duzentos alunos e uma equipe em torno de 15 professores.
            De acordo com relato dos ex-alunos Cezar Simonetti e Arieli do Amaral, durante sua trajetória de aproximadamente 10 anos atrás, podemos afirmar que as aulas continuaram didáticas, divertidas e com aprendizagem como anteriormente.
            Com o passar dos anos e a escola aumentando cada vez mais, temos o privilégio de ter junto com a Diretora, uma vice, um secretário e duas serventes. Além disso, tivemos mais melhoras na escola, como: transporte gratuito, sala de informática, refeitório, quadra de esportes, entre outros.
            "Mesmo não tendo quadra de esportes para as aulas de Educação Física, elas eram elaboradas com esforço e dedicação para os alunos." diz Cezar.
            Este ano, faz 50 anos de trajetória desta escola, que durante esses anos construiu uma imagem de luta e muito trabalho perante a comunidade.
            "A E.M.E.F. Padre Vicente Bertoni tem história para contar porque faz 50 anos que a mesma está batalhando para crescer ainda mais, melhorar cada dia e ensinar cada vez mais alunos." afirmam Cezar e Arieli.
            E como diz a música citada, a escola também teve seus dias difíceis de luta e de glória.


              .........................................................................................................................................


ALUNOS:      GABRIEL PEROTTONI ROSSATO
                     GABRIEL TEODORO DE GASPERI
                     WILLIAM CAPPELLETTI RIBEIRO



DE SÃO ROQUE PARA O MUNDO
           
A escola Padre Vicente Bertoni que foi construída com muita dificuldade em 1972, com ajuda de toda comunidade local está completando nesse ano seus 50 anos. Na década de 1980, havia entre 40 a 50 alunos e com aproximadamente 3 funcionários: a merendeira, a diretora e a professora.
Atualmente, a escola conta com 243 alunos e 23 profissionais, crescendo consideravelmente desde 1980.
Antigamente não havia transporte escolar, os alunos tinham que se deslocar até a escola a pé. Nesta época, muitos alunos reprovavam, pois não tinham tempo de estudar, tendo que ajudar a família nos trabalhos na colônia. As regras naqueles tempos eram severas; se o aluno se comportasse mal era suspenso ou dependendo da gravidade eram expulsos.
“Certo dia, a professora ausentou-se da sala, deixando um aluno encarregado de ditar o texto para turma. Quando terminamos de copiar todo texto, o colega nos disse que havia ditado a página errada e riu muito pois fez isso de propósito” relatou o ex-aluno Gelson De Gasperi, dizendo que a punição para o aluno foi ficar uma semana sem recreio.
A escola hoje em dia conta com uma quadra poliesportiva, um refeitório, uma sala de informática, o ampliamento de 3 para 6 salas, uma biblioteca, banheiros novos e também com uma sala de reforço, a sala de artes e a nova diretoria. Pode-se observar que ao decorrer do tempo a escola cresceu e modernizou-se.
            A pequena escola da comunidade de São Roque tornou-se, “A grande e conceituada escola PADRE VICENTE BERTONI”.
            Parabéns pelos seus 50 anos de história!  



               ......................................................................................................................................


ALUNOS:        BRUNA MARQUES
                       ÉRICA SANTOS
                       VITÓRIA DA SILVA



COMO A COMUNIDADE É CAPAZ
A escola foi criada a partir de uma ação comunitária e solidária da comunidade de São Roque e Forqueta. Veja como foi o resultado.

  
A pequena grande escola
A escola foi criada na sua primeira sede em 1963, tendo como promotores Óracio Broilo, Isidoro Perotti, Ovídeo Broilo, Sadi Perotti, Álvaro Broilo, Zelindo de Gasperi, Hotêncio Broilo e Nilvo Servelin.
No decorrer dos anos foi crescendo.
A ex-professora Vera Lúcia Lisboa Faoro que entrou na escola em 1995 relata seus 16 anos nesta instituição, que quando entrou já se chamava EMEF PADRE VICENTE BERTONI. Como professora, dava aula para 1ª a 4ª série do ensino globalizado, também diz que tinha duas colegas Cleusa Catarina Pereira da Silva e Adriana Slomp, que além de professora, também era diretora da escola.
Ela conta que, para alguns alunos chegarem à escola, tinha que levar em seu carro, pois o uso do transporte começou somente no meio do ano em diante.
“A escola era pequena, com três salas de aula, secretaria, cozinha e banheiros. O colégio era limitado, mas aconchegante para cerca de 50 alunos que a frequentavam.” relata Vera.
Ela relembra do lanche gostoso que era feito pela merendeira Claudete Perotti Mezomo, que o mesmo era servido na sala por falta de espaço.
A ex-professora afirma que os alunos eram tratados com respeito e tolerância, se houvesse alguma dificuldade eram chamados para uma conversa e se necessário os pais eram convocados para uma reunião.
“Eu tentava usar uma forma divertida de ensinar trazendo historinhas, versos, poesias, material concreto e jogos para entreter meus alunos.” explica Vera sobre seus métodos usados para ensinar.
Vera demonstra alegria e emoção ao ver a escola que ajudou a construir crescer cada vez mais.
A escola que comporta 226 alunos, 19 cômodos mais a quadra de esporte, faz com que pais, alunos e professores sintam-se orgulhosos por participarem da história desta instituição.
Parabéns Padre Vicente Bertoni pelos seus 50 anos e pelas suas conquistas, vitórias, pelo crescimento e pela dedicação para tornar esta escola o que é hoje e a melhor para a comunidade.


    ...............................................................................................................................

ALUNOS:     LUCAS EDUARDO MENSEN
                                MATHEUS PEROTTI BARROS
                                NATANAEL  KIELING DOS SANTOS



ESCOLA EM EVOLUÇÃO

Fundada em 1963 a E.M.E.F. Padre Vicente Bertoni, foi criada por um grupo e pessoas solidárias da comunidade de São Roque, tendo que ressaltar os senhores Hotêncio Broilo, Zelino de Gasperi e Nilvo Servelin.
                                 
50 ANOS EM EVOLUÇÃO

Sempre houve conhecimento por parte de todos, de como foi difícil e complicado fundar essa escola.
Cecília Maria Bridi, ex-diretora da escola no período de 1984 a 1991, relata que em sua época havia cerca de 30 alunos, 2 professores, uma merendeira e uma faxineira.
Ao olhar de Cecília, ao comparar o surgimento da escola com os dias atuais é possível perceber que houve modernização nos padrões de ensino e estrutura da escola. Além da ampliação física, com a construção de novas salas de aula e quadra de esportes, criação do laboratório de informática e um notável aumento de alunos, 243 atualmente. É relevante  saber que no início, a escola estava localizada ao lado da capela de São Roque.
Hoje completando 50 anos de história, Padre Vicente Bertoni, deixa uma vasta história de lembranças e de felicidade no passado.
Com o tempo essa escola só tem a evoluir ”, afirma um ex-aluno formado no ano de 2006.  



                  ..................................................................................................................................

ALUNOS:         EDUARDO GUERRA MARCON
                       SAMUEL SUZIN NEPOMOCENO
                       THIAGO LUIZ DA SILVA


A CAMINHADA DA ESCOLA PADRE VICENTE BERTONI
           
            A escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni completa 50 anos de história no ano de 2015.
            Foi fundada em 3 de dezembro de 1963 a Escola Rural São Roque. Na época, um grupo de moradores da localidade de São Roque se reuniu para criar uma boa escola para a comunidade. Os moradores organizaram uma comissão e procuraram a 16º Região Escolar sediada em Bento Gonçalves, foram informados os documentos necessários para a criação da escola, reuniram os papéis e levaram ao então Governador do Estado Sr. Hildo Meneguetti que deu origem à escola com a lei decreto N° 15952.

            O colégio começou a funcionar no prédio da Escola Municipal Duque de Caxias na comunidade de São Roque. Em 1972 foi construído um novo prédio que contava com duas salas de aula, uma secretaria, uma biblioteca, dois banheiros e um apartamento onde residia o diretor da escola Sr. Realdino Bortolini com sua família.
No ano de 1978, assumiu uma nova direção e no lugar do apartamento foram construídas uma sala e uma cozinha. residia o diretor da escola Sr. Realdino Bortolini com sua família.

           No ano de 1978, assumiu uma nova direção e no lugar do apartamento foram construídas uma sala e uma cozinha.

          Segundo os relatos de Jocelei Capeletti nos anos de 1978 a 1984, a escola já havia sido ampliada, atendendo os alunos até a 5ª série.
           No ano de 1978, assumiu uma nova direção e no lugar do apartamento foram construídas uma sala e uma cozinha.

          Segundo os relatos de Jocelei Capeletti nos anos de 1978 a 1984, a escola já havia sido ampliada, atendendo os alunos até a 5ª série.
 No ano de 1984, o nome e o patrono da escola foram substituído  por Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Padre Vicente Bertoni e após alguns anos a mantenedora foi trocada para municipal em virtude de uma política pública. A partir da década de 90, a escola começou a fazer inovações, construindo novas salas, implantada o pré (1996), desta forma podendo atender mais alunos.
            Conforme relatos do ex-aluno Andrei Suzin Nepomoceno, que estudou na instituição no período de 2000 a 2005, a escola tinha um campo de grama para diversão no recreio e ganhavam lanche da merendeira Viviane Perottoni.
            Atualmente a escola que passou por um momento de transformações denominando-se Escola Municipal Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni conta com 6 salas de aula, uma secretaria construída no ano de 2014 juntamente com novos banheiros, refeitório, cozinha, lavanderia, sala dos professores,  biblioteca, sala de artes e ciência, laboratório de informática, sala de reforço, sala de educação física, banheiro acessível, quadra poliesportiva, área coberta e parquinho.
            Como percebe-se, a pequena escola cresceu, graças ao empenho da comunidade e das equipes diretivas que por ali passaram. Segundo declaração da ex-aluna Jocelei Capeletti: ‘’A Escola Padre Vicente Bertoni é uma ótima escola que vem auxiliando na formação de pessoas para nossa sociedade



             ......................................................................................................................................






Em breve mais publicações desses 50 anos de história!















Nenhum comentário:

Postar um comentário