terça-feira, 12 de novembro de 2013



Dicas para Produção Textual

Um bom texto deve ter em conta 5 fatores principais e, os restantes 15 que estão associados. Se te avaliares bem em todos os aspetos que seguem, tens um ótimo texto. Se alguns ficarem a desejar, foca-te neles nas próximas vezes. Avalia a tua escrita:

# Organização

- A minha introdução chama atenção do leitor

- Usei bons conectores para passar de uma ideia para outra

- Os meus parágrafos mostram onde começam e terminam os meus sub-tópicos

# Voz

- Eu realmente tentei passar paixão para o assunto

- Se for lido em voz alta, o meu texto parece algo que eu realmente diria

- Eu usei termos que ajudam a minha audiência a entender o que estou a dizer

- Eu usei um estilo próprio ao escrever

# Fluidez

- Eu usei uma mistura adequada de frases simples e complexas

- Eu uso uma variedade de verbos transitivos quando escrevo

- Se eu ler em voz alta, podes perceber um certo ritmo nas minhas frases

- Se houve alguma repetição de palavras, o objetivo é destacar algo

# Desenvolvimento

- Eu balanceei entre o "mostrar" e o "explicar"

- Os meus detalhes pintam um quadro na cabeça do leitor

- Eu abordei o mesmo assunto durante todo o texto

- O tema e a mensagem estão claras a todos

# Escolha de palavras

- Selecionei bons adjetivos e retirei aqueles que eram desnecessários

- Eu tentei contrabalançar entre verbos de ligação e verbos de ação

- Os meus substantivos são precisos e eu não exagero no uso de pronomes

- Está claro que eu usei palavras conscientemente novas, sem medo de assumir os riscos

Autor: Universia Portugal

8 palavras que deve excluir da sua escrita

Quer melhorar o conteúdo da sua escrita? Fique a saber que algumas palavras não acrescentam grande valor à sua escrita, antes pelo contrário. Consulte quais são e fique a saber as razões pelas quais as deve evitar.

Determinadas palavras, ainda que pareçam muito naturais numa conversa, têm o poder de deixar um texto mais pobre e, por essa mesma razão, devem ser evitadas. No entanto, como podemos identificar as palavras que devemos deixar de lado? Se gostava de enriquecer a sua escrita e de produzir textos mais ricos e com mais conteúdo, consulte as 8 principais palavras a serem evitadas:

1. Apenas

A palavra "apenas" serve simplesmente para ocupar espaço e acaba por enfraquecer a sua escrita. Ao removê-la dos seus textos não afetará o significado e pode tornar o seu texto mais conciso e objetivo.

2. Realmente

Esta palavra é um exemplo claro de quem escreve como fala. "Realmente" é uma ênfase verbal que não se traduz plenamente num texto. Enquanto que numa conversa é utilizada com frequência, na escrita torna-se desnecessária.

3. Muito

A palavra "muito" é utilizada com o objetivo de dar intensidade às suas opiniões, mas o problema é exatamente esse: são as suas opiniões. Por isso, vai precisar de argumentos melhores para conseguir convencer os seus leitores.

4. Talvez

Esta é a palavra certa se o objetivo é que o seu interlocutor o veja como alguém que está inseguro no que está a dizer. Ao usar palavras como "Talvez" a única coisa que estará a comunicar é a dúvida.

5. Bastante

Em determinados casos esta palavra pode adicionar significado à sua mensagem, mas noutros estará apenas a substituí-la por outras palavras vazias, como "um pouco", "completamente" ou "quase". Se esse for o caso ou se tiver dúvidas, corte-a.

6. Incrível

Tal como a palavra "muito", a palavra "incrível" serve apenas para reforçar a sua opinião sobre algo que já aprecia. Mas esta não é a maneira certa de convencer os seus leitores. Exclua este tipo de adjetivos do seu texto para que fique mais credível e imparcial.

7. Literalmente

Sempre que apresenta informações e dados verdadeiros nos seu textos, utilizados no contexto mais óbvio possível, não há necessidade de acrescentar a palavra "literalmente". E menos ainda se estiver a recorrer à palavra ou a um facto no sentido figurado. O único momento em que faz sentido fazer uso da palavra é quando vai esclarecer um significado como, por exemplo, esclarecer que você não está a brincar quando pode parecer que está.

8. Coisas

A não ser que esteja a produzir um texto altamente informal, deixe de vez essa palavra de lado. Descrever algo com "coisas"é casual, genérico e vazio e não traz muitas informações ao seu leitor.

Fonte: Universia Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário